O Nome

“Minas são muitas”, como bem definiu o escritor João Guimarães Rosa. Suas fronteiras com diversos estados trazem para seu caldeirão cultural uma riqueza ímpar, traduzida no jeito de ser de uma gente acolhedora. As cidades de Minas Gerais foram cenário de diversos episódios da história do Brasil e possuem ricos acervos que transmitem tradição, fé, religiosidade e imaginação . Mas Minas não é apenas tradição: o estado abre também espaço para as artes, música, literatura, dança, teatro, cultura popular, dentre outros. Conhecer Minas Gerais é viver uma experiência enriquecedora!

E, neste sentido, Vista Minas propõe novas formas de fazer o mundo olhar para suas expressões culturais. O nome do evento, que pretende correr o estado e se posicionar como uma ferramenta de propagação do que “é nosso”, reúne o conceito de se “vestir”, de envolver, de fazer-se “ver” toda a diversidade do estado, num olhar amplo, sob os mais diversos aspectos de nossa cultura.

O Evento

Vista Minas – Edição São João del-Rei contará com a participação de 19 artistas e/ou grupos culturais das cidades : Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Carandaí, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibituruna, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, São Tiago, São Vicente de Minas e Tiradentes A seleção será feita através de votação popular no Instagram oficial do evento. Para participar, é só fazer a inscrição, seguindo o edital de participação do festival.

Serão realizadas gravações com apresentações, intervenções, performances e/ou debates para circulação nas plataformas digitais de forma gratuita para os espectadores.

Além dos shows e performances artísticas, teremos um espaço para um bate-papo informal sobre a história, mobilização e sobre o trabalho que vem sendo realizado pelos artistas locais e como ele influencia o setor.

O evento será veiculado até março de 2021. Se ligue em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo o que vai acontecer.